Doutorado Profissional em Psicanálise

O que é um Doutorado Profissional?

Diferentemente do acadêmico, o doutorado profissional tem como principal objetivo transferir o conhecimento técnico-científico para atuação no mercado de trabalho em uma maior velocidade. É um programa de doutorado que busca estreitar os laços entre as universidades e o setor produtivo, qualificando profissionais para o melhor desempenho de suas atividades. Ele, que foi oficialmente instituído no Brasil em 2017 pelo Ministério da Educação e Cultura e visa a atuação do profissional no mercado e como aquele conhecimento pode impactar a sua experiência e o serviço daqueles com quem ele se envolve. Há um destaque muito grande para as tecnologias que são aplicadas ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, visando as necessidades da sociedade.

Objetivo

O Doutorado Profissional tem como objetivo formar Doutor com perfil caracterizado pela autonomia, pela capacidade de geração e transferência de tecnologias e conhecimentos inovadores para soluções inéditas de problemas de alta complexidade em seu campo de atuação. Os materiais científicos produzidos durante o curso de Doutorado Profissional deverão apresentar resultados práticos, dinâmicos e pragmáticos sobre a pesquisa do profissional que precisa, por sua vez, estar ligada ao seu campo de atuação.

É importante frisar que o Programa de Doutorado Profissional em Psicanálise da UnD é um curso profissionalizante de aperfeiçoamento profissional de caráter livre, amparado pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, intitulada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e visa: 1) promover o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, produção de conhecimento e poder criativo no campo psicanalítico; 2) ampliar os conhecimentos Teórico-Técnicos dos Profissionais Psicanalistas sobre temas Psicanalíticos; 3) Habilitar os concluíntes para atuarem na área do Ensino da Psicanálise, bem como na realização de Análise Didática e Supervisão de Acadêmicos(as).

Requisitos

Por se tratar de um CURSO LIVRE, este curso foi pensado e estruturado na pessoa do Psicanalista não graduado, mas também pode ser uma opção para graduados em qualquer área do saber que buscam ampliar seus conhecimentos sobre Psicanálise e que todavia não possuem o interesse de submeterem-se a um programa de Doutoramento Acadêmico formal.

Uma coisa que é importante salientar é que, ao contrário do que muitos pensam, não há nenhuma obrigatoriedade legal de possuir um Mestrado para poder cursar um Doutorado, isso significa que alunos concluintes da Graduação já podem buscar imediatamente um curso de Doutorado sem ter passado pelo Mestrado, afinal, são qualificações para áreas distintas. Enquanto o Mestrado qualifica para a Docência e para o Ensino, o Doutorado qualifica para Pesquisa e Produção Científica. Desse modo, para matricular-se em nosso Curso de Doutorado em Psicanálise o interessado deverá possuir Graduação em qualquer área do saber.

O ingresso de Profissionais Psicanalistas não graduados será aceito, desde que apresentem Certificado de Formação Psicanalítica com Teoria, Análise e Supervisão e comprovem o mínimo de 2 anos de experiência com o exercício profissional da Psicanálise.

A UnD oferece apenas cursos livres. Lei nº. 9394/96, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04, Parecer nº 64/2004 – CEDF e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos ditos “livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente. Nosso Curso de Doutorado Profissional em Psicanálise é um curso livre, legalizado conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC.

Vale destacar que mesmo sendo uma instituição de ensino livre e de caráter profissionalizante, a Universidade Despertalista possui cadastro ativo no CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, conforme Registro n.º JG3T00000002 , cadastro no Departamento de Assuntos Sociais da Organização das Nações Unidas (ONU), além de convênios e parcerias com diversas instituições tanto do Brasil como do Exterior, o que lhe confere grande reconhecimento nacional e internacional.

Diploma de Conclusão

A UnD emitirá aos concluintes o Diploma de conclusão do Curso de Doutorado Livre em Psicanálise contendo as disciplinas cursadas, o período de curso e a carga horária total cursada.

Duração e Carga Horária

+- 12 meses dependendo do empenho do aluno, totalizando 800 horas.

Modalidade e Local do curso

No momento o curso está sendo oferecido apenas na modalidade EAD com estudos 100% online.

Grade

1ª MATÉRIA: Metapsicologia Freudiana
2ª MATÉRIA: As sete escolas de psicanálise
3ª MATÉRIA: Didática e Docência do ensino superior
4ª MATÉRIA: Fundamentos da Prática Psicanalítica
5ª MATÉRIA: Psicopatologia na perspectiva psicanalítica
6ª MATÉRIA: Metodologia da Pesquisa Científica
7ª MATÉRIA: Interdisciplinaridade I – Psicanálise e Religião
8ª MATÉRIA: Interdisciplinaridade II – Psicanálise e Sociedade
9ª MATÉRIA: Tópicos em Saúde Mental (Psicanálise, Psicologia e Psiquiatria)
10ª MATÉRIA: Psicanálise da Infância e da Adolescência
11ª MATERIA: Psicoterapia psicanalítica de Casal e Família
12ª MATÉRIA: Psicoterapia psicanalítica Virtual

Tese / TCC

Considerando tratar-se de um Curso Livre que não está regulado pelo MEC ou CAPES, como Trabalho de Conclusão de Curso serão aceitos tanto uma Tese com no mínimo 90 laudas como um Artigo Científico contendo entre 5 e 10 laudas. A eleição fica a cargo do aluno, sendo certo que a quantidade de horas totais do curso será maior para aqueles que optarem pela Tese (300 horas para Tese e 30 horas para o Artigo), e, em ambos os casos os trabalhos deverão ser construídos de forma original (não serão admitidos plágios de nenhuma natureza) dentro de uma das áreas de concentração do curso e seguindo rigorosamente os padrões estabelecidos pela ABNT.

Áreas de Concentração

  • Clínica Psicanalítica

Documentação

a) Cópia legível (frente e verso) do Diploma de Graduação; b) Cópia legível (frente e verso) do Histórico Escolar completo do curso de Graduação; c) Cópia impressa do curriculum vitae feito na Plataforma Lattes (www.cnpq.br); d) 01 (uma) fotografias 3×4, de data recente; e) Cópias legíveis (frente e verso) da carteira de identidade e do CPF. Nos casos excepcionais em que o candidato for Psicanalista formado e atuante, mas não possua Graduação, substituir os itens a e b pelo Diploma e Histórico de seu Curso de Formação Psicanalítica.

Acreditação Nacional e Internacional

  • Ordem Nacional dos Psicanalistas
  • Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea
  • Conselho Brasileiro de Terapeutas
  • International Association of Therapists

Para que serve este curso?

Considerando a grande incidência dessa pergunta, decidimos respondê-la aqui. Vejamos, como todo curso livre de qualificação profissional o primeiro objetivo do mesmo é transmitir conhecimentos técnicos sobre um tema específico, neste caso a Psicanálise. Nosso curso visa ampliar o conhecimento dos alunos sobre questões relevantes ligadas a psicanálise e contemporaneidade. Uma vez formado os portadores do Diploma poderão utilizá-lo: 1) como prova de títulos em concursos públicos; 2) caso sejam funcionários públicos poderão utilizá-lo para requerer bonificações salariais; 3) para serem categorizados como Psicanalistas Sêniores e poderem oferecer serviços de Análise e Supervisão a Psicanalistas em formação; 3) para demonstrar a seus clientes seu constante aprimoramento pessoal; 4) para pleitear oportunidades como Professor em Sociedades Psicanalíticas e inúmeras outras possibilidades. Não devemos nos esquecer que o estudo e o aprimoramento profissional é um ato contínuo, principalmente para profissionais como os Psicanalistas que lidam diretamente com a subjetividade humana e suas transformações em função dos inúmeros fatores que a influenciam (sociedade, cultura, economia, etc).

Início Imediato

Faça já sua matrícula e inicie seu curso de qualquer lugar do mundo.

Valor e Pagamento

Cota única de R$ 3.500,00 podendo ser dividida em até 12 x no cartão.

Para realizar o pagamento através do PagSeguro, clique aqui.

Requerimento de Matrícula

Após realizar o pagamento, os interessados neste curso devem preencher nosso FORMULÁRIO DE MATRÍCULA.